Em pesquisa realizada pela ABD (Associação Brasileira de Designer de Interior) constatou-se que em uma residência o mais desejado em termos de espaço nos banheiros era ter uma banheira e em segundo lugar ter uma linda vista. Já na cozinha, o local onde a maioria dos entrevistados faz suas refeições, apontou-se como vontade número 1 ter uma bonita paisagem da janela e em segundo lugar, ter uma divisória móvel que a integrasse com jardim ou varanda.
Entro e saio por muitas residências onde o sonho de ter isso ou aquilo perde espaço para o simples desejo de demonstrar algum tipo de poder ou ainda não querer se desfazer de absolutamente nada, mesmo que seja para ter um sonho realizado.
Por vezes, proponho a uma cliente desfazer-se de qualquer móvel gigantesco para abrir espaço físico e colocar, por exemplo, uma linda chaise long, que ela mesmo disse que sempre sonhou!
E, invariavelmente respondem: Não abro mão de nenhuma peça! Mesmo que não as use, não consigo me desfazer. Adoraria, mas não consigo. De minha parte, escuto!
Sob meu ponto de vista, realizo o seu ou o meu sonho, se viável for, jogando para bem longe todo o resto, mas parece que nós gostamos de passar privações desnecessárias até em nossos espaços mais íntimos!
Voltando a mesma pesquisa, adoraríamos ter uma banheira, e eu percebo que em algumas situações financeiramente viáveis não colocamos essa esperada banheira. Optamos por gastar mais adquirindo o melhor piso, por exemplo!
DICAS:
- Ponha a banheira se esse for o sonho e não o melhor piso!
- Acompanhe o projeto arquitetônico e exija (se houver possibilidade) uma linda vista do seu banheiro!
- Faça sua casa com a sua cara, esqueça a vaidade da ostentação, ou — pior ainda — o modismo. Basta contratar alguém de bom senso!
- Arquitetos e designers de interior querem realizar sonhos, mas comece falando deles. Esses profissionais são, sim, criativos, mas precisam ouvir, e muito, o seu desejo.
- Abra mão do que não usa mais, mesmo que seja uma peça importante em algum momento da sua vida! Acredite, tem alguém que precisa de fato dela! Seria importante agora, para essa pessoa e até para você, reciclar seu espaço.
A nossa casa é o lugar mais íntimo, mais à vontade que temos. E, para nos sentirmos confortáveis e felizes com a aparência do nosso lar, não precisamos necessariamente gastar milhões.
Talvez fosse interessante realizarmos, em diversos ambientes da casa, situações absolutamente com a cara da gente e — ergonomicamente falando — com o tamanho da gente.
Cara e casa bem alegre, confortável e acolhedora… Isso é fundamental!
Fonte: forumdaconstrucao.com.br